Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Zero de Conduta

Zero de Conduta

08
Ago08

Os jogos da (falta de) vergonha

Pedro Sales

Numa declaração sintomática sobre o clima político que rodeia os Jogos Olímpicos, os quatro ciclistas norte-americanos que chegaram a Pequim com uma máscara anti-poluição pediram desculpa pelo seu acto. Não queriam embaraçar ninguém, estavam apenas preocupados com os  efeitos da poluição. Compreende-se. A dois dias do início dos Jogos, a qualidade do ar em Pequim registava um valor de 88, a meros 12 pontos dos valores que as autoridades chinesas consideram perigosos para a saúde. Mas isso pouco importa quando valores mais altos se levantam. Segundo o responsável pela delegação norte-americana, “não queremos ir a casa dos outros e embaraçá-los, e acho que foi isso que eles fizeram”. Como o respeitinho é muito bonito, sempre foi adiantando que os desejos dos atletas têm que levar em conta a forma como as suas atitudes são percepcionadas pelas autoridades locais. Pois...costuma ser assim nas ditaduras.

3 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Usuf 09.08.2008

    Por muito que não goste de algumas administrações americanas, já mais me atreveria a comparar os EUA à china, seria muito desonesto!
  • Sem imagem de perfil

    Paulo Mouta 10.08.2008

    Sim, realmente é uma comparação desonesta. Apesar de ser uma ditadura e de ter parido o Maoismo a China nunca invadiu nenhum outro país soberano, nunca derrubou governos ou provocou golpes de estado noutros países soberanos. Nunca assassinou ou mandou assassinar dirigentes políticos de outros países soberanos. Nunca usou o poder militar para subjugar outros povos e nunca utilizou bloqueios económicos para mutilar social e economicamente outros países soberanos. Realmente é uma comparação desonesta.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    ZERO DE CONDUTA

    Filipe Calvão

    José Neves

    Pedro Sales

    Vasco Carvalho


    zeroconduta [a] gmail.com

    Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2007
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D