Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Zero de Conduta

Zero de Conduta

01
Jul08

Para isso já têm os Verdes

Pedro Sales

Jerónimo de Sousa, que falava no final de uma reunião de dois dias do Comité Central, voltou a defender “uma convergência” à esquerda, que junte “todos os que estão empenhados num projecto claro de ruptura com a política de direita” em vigor. Contudo, neste espaço de “forças políticas e sociais” de esquerda Jerónimo não inclui a “ala esquerda” do PS e o BE porque, argumenta, as mudanças não se fazem “com paliativos” ou com “bons sentimentos”.

Mais do que o sectarismo, o que impressiona  nestas declarações é a confirmação de que, por detrás do apelo a uma convergência de esquerda, o PCP está a falar de si próprio e das suas organizações satélite. A direcção do PCP encara o seu partido como uma ilha auto-suficiente. Diálogos e convergências só com quem pensar o mesmo que "o Partido". Tudo o resto são "paliativos". Mesmo não tendo nenhuma estratégia, ou sequer ambição, para dialogar com os sectores críticos do partido socialista, o PCP  não se coíbe de passar a vida a louvar  a importância de uma "convergência" à esquerda. Convergência com os seus clones, como se percebe.

3 comentários

  • Imagem de perfil

    Pedro Sales 03.07.2008

    Caro António Vilarigues,


    1. Uma conferência de imprensa não se esgota na leitura do comunicado do CC, que é o documento para que onde o António Vilarigues e o Vítor Dias remetem. Depois seguem-se as perguntas e as respostas, parte essa que não se encontra no site. Não é "diz que disse", tem citação e foi referido, pelo menos, por três jornalistas distintos. (Lusa, DN e JN).

    2. Se é assim tão claro, e sou eu que estou errado, peço-lhe o favor de me enviar o desmentido do gabinete de comunicação do PCP. Já pedi a alguns dos comentadores anteriores e nenhum me faz esse favor. Entretanto já se passaram três dias e continuo sem o encontrar em lado nenhum. Até lá, parece-me que refutar o que o PCP não refuta(porque será?) é que assume traços de assinalável "leviandade".
  • Imagem de perfil

    António Vilarigues 03.07.2008

    Caro Pedro Sales,
    O Sérgio Ribeiro, que é membro do CC, serve?
    «Para os referidos “critérios jornalísticos” apenas interessa saber e informar se o PCP exclui o BE e Manuel Alegre da luta em que está comprometido – o que não foi questão debatida, e muito menos decisão tomada... mas que deve ser o que mais interessa o povo português...»
    Pode ( e na minha modesta opinião deve) ler o resto no blog anónimo do séc. XXI
    http://anonimosecxxi.blogspot.com/2008/07/pretexto-da-reunio-do-comit-central-do.html
    e
    http://anonimosecxxi.blogspot.com/2008/07/reunio-do-cc-do-pcp-no-seu-contexto.html
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    ZERO DE CONDUTA

    Filipe Calvão

    José Neves

    Pedro Sales

    Vasco Carvalho


    zeroconduta [a] gmail.com

    Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2007
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D