Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Zero de Conduta

Zero de Conduta

01
Jul08

Para isso já têm os Verdes

Pedro Sales

Jerónimo de Sousa, que falava no final de uma reunião de dois dias do Comité Central, voltou a defender “uma convergência” à esquerda, que junte “todos os que estão empenhados num projecto claro de ruptura com a política de direita” em vigor. Contudo, neste espaço de “forças políticas e sociais” de esquerda Jerónimo não inclui a “ala esquerda” do PS e o BE porque, argumenta, as mudanças não se fazem “com paliativos” ou com “bons sentimentos”.

Mais do que o sectarismo, o que impressiona  nestas declarações é a confirmação de que, por detrás do apelo a uma convergência de esquerda, o PCP está a falar de si próprio e das suas organizações satélite. A direcção do PCP encara o seu partido como uma ilha auto-suficiente. Diálogos e convergências só com quem pensar o mesmo que "o Partido". Tudo o resto são "paliativos". Mesmo não tendo nenhuma estratégia, ou sequer ambição, para dialogar com os sectores críticos do partido socialista, o PCP  não se coíbe de passar a vida a louvar  a importância de uma "convergência" à esquerda. Convergência com os seus clones, como se percebe.

4 comentários

  • Imagem de perfil

    Pedro Sales 01.07.2008

    Caro Nuno,

    Não preciso de lhe dizer onde arranjei as declarações. Tem um link que aponta para uma notícia da Lusa, mas, se quiser ver, pode encontrar a mesma argumentação no DN e no JN (este sem link)

    http://dn.sapo.pt/2008/07/01/nacional/pcp_quer_convergencia_sem_alegristas.html
  • Sem imagem de perfil

    Nuno 01.07.2008

    Caro Pedro

    A questão não é o que aparece no publico, ou no dn ou no jn. A questão é que tu fazes uma critica ao pcp, até com uma sugestiva etiqueta com o mome de fachada, sem teres lido as declarações do seu secretario geral.

    De certeza que não tenho que te dizer que nem tudo o que aparece nos jornais é verdade.

    A questão fundamental aqui é saber afinal quem são os sectários.
  • Imagem de perfil

    Pedro Sales 02.07.2008

    Nuno,

    As declarações citadas pelos jornalistas não estão na resolução que está no site do PCP, e que já tinha lido, pela simples razão que elas são a resposta a uma pergunta posterior. As conferências não se ficam pela leitura de um comunicado.

    Quetão diferente, e que levantas, é saber se elas foram convenientemente transcritas pela imprensa. Não sei, não estive na conferência, como é compreensível. Mas será que o PCP as desmentiu? Que eu tenha conhecimento não. Assim sendo...
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    ZERO DE CONDUTA

    Filipe Calvão

    José Neves

    Pedro Sales

    Vasco Carvalho


    zeroconduta [a] gmail.com

    Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2007
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D