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Zero de Conduta

Zero de Conduta

11
Jun08

Alguns dados sobre a crise do transporte rodoviário

Pedro Sales

(Evolução do número de quilómetros das linhas de comboios e de auto-estradas em Portugal. Gráfico da autoria do blogue menos1carro, podendo ser encontrada mais informação aqui)

 

Portugal é a região da Europa com maior densidade de auto-estradas.

 

Das 20 regiões europeias mais ricas, só uma tem mais de 100km de auto-estrada por 1000 km2. Com 220 km/1000 km2, Lisboa é a zona de toda a Europa com maior presença das auto-estradas.

 

Portugal é o terceiro país com menos comboios por habitante. (fonte eurostat)

 

Segundo dados do Eurostat 2004, entre 1991 e 2001, Portugal encerrou mais de 300km de ferrovias e era também, no mesmo período, o 4º país da Europa a 25 com mais carros particulares por cada 1000 habitantes.

 

Do total da rede ferroviária, encontram-se em exploração comercial efectiva 2839,4 km, o que representa 78,5% do total da via-férrea existente. Apenas 50,6% da rede está electrificada.

2 comentários

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    Paulo Mouta 13.06.2008

    E já agora, or uma questão de curiosidade, qual a vantagem de ter uma Galp (monopólio da refinação em Portugal) privada? Se estes milhões crescentes de lucro que esta empresa tem pela manutenção da margem percentual sobre um valor de compra mais elevado fossem directamente para os cofres do estado seria certamente bem mais importante para o país.

    Normalmente temos a tendência para ver no estado algo de mau e pesado. Mas o maior banco nacional e a dar cartas cá e lá por fora é justamente um banco (ainda) público.

    A paranóia liberal para com o público só é alterada quando o privado falha e então - como sucedeu em Inglaterra com o Northern Rock, com dívidas no valor de 32 mil milhões de Euros, - se vêm obrigados e nacionalizar sustentando com os impostos de todos, os falhanços ou as imposturices quando não mesmo a corrupção de alguns.
    À Galp privada é permitido que especule e que estipule os preços que bem entende aumentando o lucro líquido sendo mesmo a única entidade que lucra com a crise dos combustíveis em Portugal. E, compreenda-se, entidade privada. Uma entidade privada que lucra com o prejuízo de todos. ´
    É evidente que a miraculosa receita proposta pelo Dr. Portas da baixa do ISP é uma estupidez. E a baixa do IVA requer autorização comunitária e pode afectar muito as contas públicas. Então num momento de grave crise como este, e com tendência especulativa para piorar não é de se ter em consideração colocar de novo o estado português com a maioria do capital da Galp? Não são os monopólios antagónicos ao próprio princípio capitalista liberal?

    …Do tipo Lusoponte, por exemplo. De onde vem a peregrina ideia que uma empresa privada deve ter a concessão das pontes que ligam as margens do Tejo? E agora com esta decisão comunitária que obriga o aumento do imposto cobrado, alguém acredita que a Lusoponte sai prejudicada com a decisão do governo de manter os preços? No debate quinzenal Sócrates já disse que isso iria ser devidamente compensado. Claro que vai, como sempre a prejuízo dos contribuintes.

    Em relação aos camionistas ainda bem que tudo terminou desta forma. Provam-se várias coisas. Que não pode existir luta sem organização, sem um propósito objectivo e claro, sem reivindicações claras e passíveis de serem discutidas, sem intervenientes com capacidade de propor, ouvir propostas e liderar. Nada disso existiu aqui. A associação patronal não representou. Os sindicatos demarcaram-se. E a montanha pariu um rato pois o que foi oferecido foi uma mão cheia de nada aceite como uma vitória histórica.
    Efectivamente o governo esteve bem mas isto está longe do fim. Aliás agora é apenas o prólogo. E se o seu amigo Bush ataca o Irão a pretexto de que nenhum país pode ser tão filho da puta como os próprios EUA… é ver o petróleo a escalar ainda mais…
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