Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Zero de Conduta

Zero de Conduta

02
Jun08

A frugalidade do fiambre e a venda de créditos fiscais do Estado

Pedro Sales

"É interessante ainda registar que a escolha de Manuela Ferreira Leite é a escolha de alguém que, como sabem os seus vizinhos", se pede 150 gramas de fiambre não acede ao "podem ser 200"? Comportamentos assim deixaram de ser comuns entre os mais novos, mas persistem em quem tem a idade que ela tem - e regressaram nas famílias que voltaram a apertar o cinto." José Manuel Fernandes, editorial do Público de 1 de Junho de 2008.

 

É enternecedor ver a forma como José Manuel Fernandes se comove com a frugalidade de Ferreira Leite. Só que ninguém ganha eleições pelo rigor empregue nas suas compras na mercearia, mas já as pode perder pelo resultado das suas acções governativas. E é pena que a frugalidade de Ferreira Leite se tenha ficado pelo fiambre, como nos lembra o Tribunal de Contas:

Com a operação de cedência das dívidas ao fisco e à Segurança Social, o Estado conseguiu no final de 2003 arrecadar de uma só vez 1,7 mil milhões de euros, que foi o valor pago pelo Citigroup pelo conjunto dos créditos que totalizavam 11,44 mil milhões de euros. Posteriormente, foram emitidas obrigações referentes às dívidas adquiridas por investidores internacionais, que recebem ainda uma remuneração. Assim, o Estado vai pagando aos investidores à medida que for cobrando as dívidas.


E aqui tem residido o problema. Grande parte das dívidas cedidas revelaram-se inexistentes, pelo que o Estado está a ser obrigado a substituí-las por créditos mais recentes o que tem prejudicado a arrecadação de receitas fiscais e deverá continuar a fazê-lo nos próximos anos.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

ZERO DE CONDUTA

Filipe Calvão

José Neves

Pedro Sales

Vasco Carvalho


zeroconduta [a] gmail.com

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D