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Zero de Conduta

Zero de Conduta

07
Mai08

Os amigos do Jorge

Pedro Sales
O contrato de exploração do Terminal de Contentores de Alcântara foi prorrogado por mais 27 anos e meio sem recorrer a um concurso público. O acordo, assinado com a Liscont numa cerimónia presidida pelo primeiro-ministro, é semelhante ao que foi assinado com a Lusoponte, prorrogando uma concessão não para permitir a recuperação do investimento mas paara permitir que a Liscont financie um novo projecto.

Só que, como referem os juristas contactados pelo Público, e que preferiram manter o anonimato, "nada permite nem justifica que uma extensão que pode valer mais do que o contrato original não seja submetido à concorrência e que o Estado não pode perpetuar um concessionário na prestação de um serviço público, sob pena de nunca permitir a entrada de outras propostas com possíveis melhorias". A não ser que a empresa em causa pertença à Mota-Engil, dizemos nós.

PS: Depois de uma notícia do Jornal de Negócios, e com o artigo de segunda-feira do Público, esta é a segunda vez desde a contratação de Jorge Coelho que os especialistas contactados pela imprensa recorrem ao anonimato para comentarem notícias relacionadas com a Mota-Engil. Começa a ser um padrão e um padrão preocupante.

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