Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Zero de Conduta

Zero de Conduta

07
Abr08

Sino-Hooligan

Vasco Carvalho

Ronaldinho em Pequim,
chegada a Pequim na Tour Asiática do Barça, Agosto de 2007.

No passado Janeiro, o canal de televisão chinês CCTV-5 mudou o seu nome para Canal Olímpico.  O canal de desporto nacional 24/7, que por norma aposta no futebol chinês e nas transmissões do futebol europeu, está em reconversão para difundir o espírito olímpico de 2008 aos milhões de Chineses.

Os adeptos de futebol também estão em reconversão. Em Agosto de 2007, durante a visita do Barça à China, e em preparação para os Jogos de 2008, a polícia de Pequim multava e expulsava dos estádios todos os adeptos que utilizassem o "chinese equivalent of the F-word". A video-vigilância nos estádios, já comum na Europa, tem sido e vai ser empregue para manter os fãs na ordem, assegurava a embaixada Chinesa nos EUA.

Os problemas com os hooligans chineses já não são novos. Lá, como cá, os adeptos usam o campeonato de futebol fraco e corrupto para tomar as ruas aos milhares e, comme il faut, confrontarem a polícia. Lá, como cá, sob o manto sagrado da selecção nacional, prespira nacionalismo. Em Agosto de 2004, quando a China perdeu com o Japão, milhares de fãs chineses queimaram bandeiras Japonesas e atacaram a embaixada em Pequim. E os maiores jornais do país clamam por sangue na Associação Chinesa de Futebol. Tudo muito familiar.

A 80 euros o bilhete para a final do Torneio Olímpico de Futebol, a turba vai poder pagar e entrar no estádio. Urge portanto acalmar os ânimos.

PS: Por cá é a agência oficial de viagens grátis para árbritos, a Cosmos - do Murdoch tuga, Joaquim Oliveira- que detem o monopólio dos bilhetes para os Jogos Olímpicos. São 4000 Euros se faz favor, bilhetes para os eventos não incluídos.

Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

ZERO DE CONDUTA

Filipe Calvão

José Neves

Pedro Sales

Vasco Carvalho


zeroconduta [a] gmail.com

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D