Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Zero de Conduta

Zero de Conduta

24
Out07

A "seriedade democrática" da mentira

Pedro Sales
Vital Moreira, continuando a sua já longa sequência de entradas contra o referendo ao Tratado Reformador, utiliza um novo e derradeiro argumento. É uma questão de "seriedade democrática". E eu que, na minha ingenuidade, pensava que o primeiro princípio da tal seriedade democrática era o cumprimento do programa e das promessas eleitorais. Todos os partidos parlamentares defenderem no seu programa o referendo ao Tratado Constitucional. O mesmo acontecia no programa de Governo – que até o defendia para "reforçar a legitimação democrática do processo de construção europeia"

Por muitas diferenças que encontre entre os dois tratados, o que conta é que, até há poucos dias, não era essa a posição do primeiro-ministro. Na entrevista que concedeu à Sic nos últimos dias de Julho, José Sócrates disse que os dois tratados "são quase iguais". De resto, como já aqui lembrei, o primeiro-ministro continuava a defender o referendo há menos de seis meses...muito depois do Tratado Constitucional estar morto e enterrado. Agora, como já aconteceu com o PSD e PP, parece defender uma ratificação parlamentar e não ver nisso nenhum problema de "legitimação democrática".

A política nacional já pouco se distingue do futebol, mas Vital Moreira quer dar o último passo e legitimar intelectualmente a táctica de Pimenta Machado: "No futebol, o que hoje é verdade, amanhã pode ser mentira". O povo pode não perceber o Tratado, como entende Vital Moreira, mas percebe bem quando está a ser enganado. Haja seriedade democrática.

4 comentários

Comentar post

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

ZERO DE CONDUTA

Filipe Calvão

José Neves

Pedro Sales

Vasco Carvalho


zeroconduta [a] gmail.com

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D