Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Zero de Conduta

Zero de Conduta

10
Ago07

Quando a emoção toma o lugar da informação

Pedro Sales
O desaparecimento da jovem Madeleine McCann foi uma tragédia. Daí até ser um “caso”, como há 3 meses é referido na comunicação social, vai a distância da absurda mediatização, nacional e internacional, que mereceu. O “caso” tinha todos os condimentos necessários para a ser um sucesso mediático. É uma tragédia, corresponde ao pior pesadelo de cada pai, uma família obstinada à procura, por todos os meios, da sua criança, envolvia gente poderosa que, garantiam-nos, tinha um canal aberto com Gordon Brown e o Governo nacional. Pelo meio, falaram com o Papa. Uma autêntica novela da vida real, ainda por cima com a vantagem destes já serem ricos e verdadeiramente famosos. Com este pitéu, os jornalistas foram lestos a escolher um lado e deixaram-se envolver no jogo emocional da família McCann. Eram eles a sua fonte, e isso também pesou para que, depois de milhares de páginas de jornais e horas de noticiários televisivos, tenhamos tido tão pouca informação e investigação.

Depois, esta semana, tudo mudou. Porquê? Porque à família da pequena Madeleine, com a aparente mudança de rumo das investigações policiais, deixou de interessar a cobertura mediática e deixou de ser cooperante com a imprensa. Durante dias os nossos media perguntavam, em horário nobre, o que teria levado esta família, “sempre receptiva às preocupações da imprensa”, a mudar de atitude? A sua fonte traiu-os. Esta forma de ver a realidade a partir do pequeno umbigo do seu círculo mais próximo dá a cara a um dos piores defeitos, e perigos, do jornalismo. Olharem o caso como se fossem um peão central do seu desfecho significa que se perdeu, há muito, a objectividade e o distanciamento necessário.

Agora, anda tudo muito indignado com a forma como a imprensa britânica está a destratar a Policia Judiciária e a imprensa nacional. Mais uma campanha emocional. Mas, sejamos claros, o que os tablóides e televisões inglesas estão a fazer é exactamente o mesmo que os nossos jornalistas fizeram. Durante meses contaram com a nossa imprensa e polícia como canal preferencial para se mexerem num pais que desconheciam. Agora, que a complacência terminou, sentem-se traídos. Os mecanismos comunicacionais são globais. A única diferença é que a isso, os ingleses juntam a habitual soberba imperial e os preconceitos sobre os selvagens que vivem no sul da Europa. Tudo o resto é um caso de estudo sobre a forma como a imprensa vive das emoções para vender uma história e se deixa enveredar nelas para não cumprir o seu papel. Informar.

ps: sobre o acompanhamento mediático deste caso, embora numa perspectiva diferente, vale a pena ler o texto de Pacheco Pereira na Sábado: "O caso da pequena Maddie"

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

ZERO DE CONDUTA

Filipe Calvão

José Neves

Pedro Sales

Vasco Carvalho


zeroconduta [a] gmail.com

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D