Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Zero de Conduta

Zero de Conduta

03
Jul07

Coragem, depois deste exemplo, só precisam de encontrar mais 43 milhões

Pedro Sales
O novo documentário de Michael Moore continua a dar trabalho a alguns blogues nacionais, que se desdobram em pesquisas na net para provarem que o sistema de saúde canadiano é um pesadelo baseado no falhanço burocrático da antiga União Soviética ou RDA. O Trabant é o seu modelo, podemos ver neste vídeo que mereceu direito de antena no Insurgente e no Arte da Fuga, e que dedica quase oito minutos para dissecar o exemplo de uma cidadã canadiana que não foi operada a tempo.

Um exemplo, mesmo que grave, não nos dá uma visão do sistema. Nos EUA, o único país da OCDE que não garante o acesso universal aos cuidados de saúde à sua população, praticamente um em cada seis cidadãos (43,6 milhões) não tem acesso a qualquer tratamento ou cuidado médico. Nem tarde nem cedo. Sempre me parece que são mais de 4o milhões de pessoa a invejar um Trabant, mesmo velhinho e com ferrugem.

Ao contrário do que nos querem fazer crer os liberais, um sistema público que garanta o acesso universal aos cuidados de saúde não limita a liberdade dos utentes. Num e noutro modelo, quem tem posses e vontade de recorrer à medicina privada pode fazê-lo. A diferença é que, nos EUA, quem não tem dinheiro para ter um seguro de saúde fica sem médico e à espera que a doença passe. Os resultados estão à vista nos principais indicadores de saúde. Os cidadãos do país que mais dinheiro gasta com a saúde, os EUA, vivem menos 2 ou 3 anos que os dos outros países industrializados e apresentam uma mortalidade infantil 50% superior.

1 comentário

Comentar post

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

ZERO DE CONDUTA

Filipe Calvão

José Neves

Pedro Sales

Vasco Carvalho


zeroconduta [a] gmail.com

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D