Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Zero de Conduta

Zero de Conduta

03
Dez07

As más notícias vêm do Leste

Pedro Sales
Enquanto em Portugal se dedica horas de televisão e páginas infindáveis de jornais a falar do perigo do "ditador" Chavez, a fraude russa passou praticamente despercebida. Ao contrário de Chavez, que perde referendos e aceita os resultados, Putin lá ganhou as eleições com uma maioria forjada e no meio de um gigantesca chapelada eleitoral.

As fotografias de Putin de peito aberto estão longe de ser despropositadas. Foram planeadas ao milímetro e marcam o ressurgir de uma Prússia musculada. Em pouco mais de uma década, Putin conseguiu a proeza de recuperar, sem sobressaltos, grande parte do imaginário do regime soviético. A Grande Rússia, altiva, forte e que não abdica das suas pretensões imperiais na região. O novo czar já deu suficientes sinais de que não hesita em usar o petróleo e o gás natural como forma de reforçar a influência política sobre os países vizinhos, que trata e destrata como se continuassem a ser os satélites de outrora (basta lembrar a mais recente crise na Ucrânia).

A cortina de mísseis que os EUA querem apontar para a Rússia, mesmo nas suas imediações, é reveladora do desnorte estratégico da administração Bush. É como tentar apagar o fogo com gasolina, apenas servindo para concentrar o orgulho nacional em volta do seu líder. Putin sabe-o melhor do que ninguém e aproveita-se dessa popularidade para agir como um czar inimputável. Que, mesmo com o forte apoio que detém, tenha feito a chapelada que fez para poder deter 80% dos lugares da Duma mostra bem o que se está a passar na Rússia. Perante o silêncio quase generalizado.

1 comentário

Comentar post

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

ZERO DE CONDUTA

Filipe Calvão

José Neves

Pedro Sales

Vasco Carvalho


zeroconduta [a] gmail.com

Arquivo

  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2007
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D