Segunda-feira, 1 de Setembro de 2008
Próxima estação Bombaim

vídeo tirado do Esquerda.net

Da última vez que se viu o primeiro-ministro, foi para os lados de Santo Tirso anunciar 1200 novos postos de trabalho num call center da PT. Trabalho qualificado, garantiu, elogiando a criação de emprego precário por uma empresa que, desde 2005, despediu 3400 funcionários. O Esquerda.net foi ouvir a experiência de cinco jovens, na sua maioria licenciados, que tiveram que passar pelo qualificado mundo dos "centros de atendimento personalizado". Na primeira pessoa a coisa percebe-se melhor.  



publicado por Pedro Sales às 14:56
link do post | comentar |

Comentários:
De Paulo Mouta a 1 de Setembro de 2008 às 17:40
Agora basta juntar a estes testemunhos dos call centers todos aqueles que podem ser obtidos numa grande superfície perto de si...


De Oscar a 1 de Setembro de 2008 às 23:50
Mesmo depois de ver este video ainda pondero trabalhar num call center (vivo numa cidade com 13% de desemprego).


De pedro vieira a 2 de Setembro de 2008 às 00:43
fico aterrorizado não a descrição do trabalho nos call-centers - já conhecia a dinãmica através de outras fontes - mas sim com a presença neste vídeo do ex-baixista dos censurados. há 17 anos ouvia-os cantar "angústia de viver aquiiiiiiii", com fervor militante, e não é que afinal há coisas que só têm tendência a piorar?


De c. a 2 de Setembro de 2008 às 17:10
envie o post via mail e recebi via mail: sim, é o mundo-cão que saiu do celulóides e capa(-nos) os horários, a vidinha, sem deixar margem àquele complemento do ócio que a ameniza e (nos) enriquece. tenho um amigo/conhecido em Lx que tem 3-três-3 empregos deste tipo para conseguir 'ver dinheiro'. tem menos de trinta anos, mas já a rondá-los. e é um dotado duma sensibilidade especial, um artista com um potencial fantástico.
quando pára este lufa-lufa, enrola um charro ou bebe uma tisana para relaxar, ou apenas estende o corpo e fecha os olhos tentando pagar da memória da gravação dos últimos5-6 dias a doze e mais horas diárias de trim-trim contínuo, de fdp o olharem-no e a vigiá-lo, que pensamentos lhe ocorrerão? que trinta's e se continuar a correr mal a vidinha, que quarenta's o esperam? e...? e...? e...?

merda.


De Wyrm a 3 de Setembro de 2008 às 10:53
Aqui na Holanda os call-centers abrem as 9:00 e fecham as 18:00.


De Cátia a 10 de Setembro de 2008 às 19:04
Passei por um call center nas só cheguei a fazer a formação. E embora tenha «queixas» sobre algo do que por lá se exige, reconheço que não chegam próximas das que estão no vídeo. O call center em que fiz a formação também não está ligado a nenhuma das empresas de trabalho temporário referidas no vídeo.

Quanto aos aspectos negativos da minha experiência. Refiro o mais grave, o contrato que assinei referente à formação dizia com todas as letras que só recebia remuneração pela formação quem fizesse toda a formação (4 semanas, as duas últimas já a fazer atendimento durante o horário da formação: 8h) e para além disso, fosse seleccionado para lá ficar a trabalhar. Deve ser por terem sido seleccionadas para a formação cerca de 20 pessoas quando só haviam 8 vagas a preencher.


Comentar post

Zero TV
ZERO DE CONDUTA
Filipe Calvão

José Neves

Pedro Sales

Vasco Carvalho


zeroconduta [a] gmail.com
Indecisão 2008
Subscreva
Zero links
arquivos

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Feeds