Quarta-feira, 25 de Junho de 2008
Mr Rogeiro goes to Guantanamo

Nuno Rogeiro foi a Guantanamo e levou uma câmara da SIC com ele (o resultado pode ser visto aqui). Segundo este repórter acidental, “viemos ver o que é que se passa, exactamente, com os detidos da guerra contra o terrorismo”. Ver, ver, não vimos nada. Como a própria SIC confirma, todo o material foi vistoriado e censurado pelas forças armadas norte-americanas. O que vimos e ouvimos não passa de um mau remake da história da Carochinha, desta vez adaptada a um campo de concentração assepticamente transformado numa prisão como as outras. Tortura, detenção sem culpa formada durante anos e julgamentos à margem da lei?  Sim, no início pode ter havido um “tratamento cruel”, mas as coisas têm melhorado. Agora até já há umas setas viradas para Meca e os presos podem jogar basquetebol e rezar em conjunto.


Tanta condescendência tinha que dar em bandalheira, nesta “prisão” onde um assessor garante que “as regras de disciplina são mais rígidas para os soldados do que para os detidos” e a psiquiatra confirma que os presos ouvem vozes. Resultado da tortura, pensamos. Nada disso. Faz parte dos hábitos da cultura, "associada à maioria dos detidos", “ouvir génios”. Desta vez, infelizmente, parece que não conseguiram escutar o bom do Rogeiro. É pena. Sempre dava para desanuviar o ambiente enquanto esperavam pela jogatana da tarde.



publicado por Pedro Sales às 14:03
link do post | comentar |

Comentários:
De Diogo a 25 de Junho de 2008 às 20:34
É horrível. Imaginar que os autores do 11 de Setembro podem estar a ser tratados pior que o Nuno Rogeiro.


De bloom a 26 de Junho de 2008 às 13:21
eles não guardaram lá o rogeiro, pois não? ai se eles sabem daquela história da visita ao Irão...


De my name's nounou roger e tu? a 26 de Junho de 2008 às 15:08
vi a entrevista dele ao tipo da luta anti-terrorista da união europeia, que pobreza intelectual...Some people say that Rogeiro is a beast.


De Rui Patrício a 26 de Junho de 2008 às 15:25
Gozar com o Rogeiro é miserável! É pior que bater num idoso ou roubar um chupa-chupa a uma criancinha. Não basta a figura triste que ele fez nesta pfffff ...) 'reportagem'? Ainda que o vosso blogue se chame Zero de Conduta, por este andar, qualquer dia ainda se metem, sei lá, com o Santana Lopes


De Paulo Mouta a 26 de Junho de 2008 às 16:33
A questão dos autores do "11 de Setembro tem a sua piada. É que pessoalmente continuo com a convicção que os seus principais responsáveis estão não em Guantanamo (território cubano ocupado ilegalmente pelos EUA) mas sim em Washington, quer na Casa Branca, quer na sede da CIA. O uso do fundamentalismo islâmico serviu todos os propósitos dos Estados Unidos.

O Sr. Rogeiro tem vindo a mudar algo no seu discurso desde a primeira guerra do Golfo. Nesta invasão americana ele não admitia sequer que pudesse ser mentira o pretexto principal para que esta de realizasse. No entanto hoje vai dizendo que, afinal, os EUA se precipitaram perante provas falsas de existencia de determinado tipo de armamento. O seguidismo cego da política interna e externa dos EUA foi-se desvanecendo ao longo dos anos e esta reportagem é mesmo a prova disso. Há uns anos atrás teria sido bem diferente. Nem necessitariam os militares americanos de censurar a peça pois os próprios autores se encarregariam disso mesmo. Há uma evolução positiva mas o teor do branqueamento das práticas desumanas do império contra os seus inimigos reais ou inventados permanece ainda assim.


De Manuel Leão. a 27 de Junho de 2008 às 00:38
Tirando o facto de que o material da reportagem foi censurado, pergunto, alguém ficou elucidado com esta reportagem?


De Albero Dias a 27 de Junho de 2008 às 11:13
Pôr os detidos em Guantanamo em contacto com o Rogeiro é uma forma de tratamento desumano que os próprios americanos devem repudiar!


De José Manuel Faria a 27 de Junho de 2008 às 11:43
A preocupação do Rogeiro são os cabelos!


De Mr. Steed a 30 de Junho de 2008 às 02:23
mas alguém alguma vez fica esclarecido com as reportagens da SIC???



Comentar post

Zero TV
ZERO DE CONDUTA
Filipe Calvão

José Neves

Pedro Sales

Vasco Carvalho


zeroconduta [a] gmail.com
Indecisão 2008
Subscreva
Zero links
arquivos

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Feeds