Sexta-feira, 13 de Junho de 2008
A chantagem segue dentro de momentos

 

Durão Barroso sempre disse que não existia “plano B” para o caso do Tratado Europeu ser rejeitado pelos irlandeses. Tinha razão. Para entrar em vigor, o documento tinha que ser ratificado por todos os países. Não acontecendo, o Tratado está política e juridicamente moribundo.

 

Os defensores do Tratado dizem agora que não é aceitável que poucos milhões de irlandeses decidam o futuro de um continente. O argumento é curioso, porque omite que os irlandeses foram os únicos a votar porque assim foi decidido pelos líderes europeus com medo de uma rejeição popular do Tratado. Os irlandeses votaram e, fazendo-o, fizeram-no em nome de todos quantos foram impedidos de se expressar.

 

Mas Durão Barroso já se apressou a corrigir as suas declarações iniciais. O processo de ratificação é para continuar, disse hoje, esperando que  a  chantagem e coacção façam os irlandeses “entrar nos eixos”. Mas essa é a pior opção, própria apenas de quem não percebeu nada do que se tem passado. O predomínio da eficácia em detrimento da participação democrática, apenas tem servido para cavar um crescente abismo entre os cidadãos europeus e os seus governantes. Não é possível mais Europa sem os europeus. Será que  custa assim tanto a perceber?


Etiquetas:

publicado por Pedro Sales às 17:27
link do post | comentar |

Comentários:
De José Manuel Faria a 14 de Junho de 2008 às 12:33
É impressionante estes burocratas caras de paú mentirosos dizerem estas barbaridades. O povo irrita-se com a política por causa desta gentalha.

O que hoje é verdade amanhã é mentira.

Ricardo Costa na SIC ( sem se rir). Irá ser feito uma alterações no tratado, o governo irlandês concordará e novo referendo, o sim vence. Tudo resolvido.


De Luís Naves a 14 de Junho de 2008 às 12:45
os irlandeses não foram os únicos a votar. foram os únicos a votar desta forma, o que é diferente. a ratificação parlamentar é tão legítima e democrática como a referendária. o que é anti-democrático é que meu voto não preste, só porque o governo legítimo do meu país negociou de boa-fé um tratado internacional. esta é a terceira versão de eqwuilíbrio institucional e a negociação arrasta-se há dez anos. o governo irlandês teve muitas oportunidades para vetar.


De Gimbras a 14 de Junho de 2008 às 16:41
De facto a ratificação é formalmente tão legitima como a referendária, mas só formalmente!

O voto dos Irlandeses é sintomático da Europa que temos hoje em dia, senão repare, Quase todos os grandes partidos da Irlanda apoiavam o sim, logo seria ratificado, se fosse por via parlamentar, contudo, o povo respondeu exactamente o contrário!

Acho vergonhoso querem impor-nos um tratado, que já foi vetado e dois países ainda com o nome de constituição. É igualmente repugnante que os políticos com medo dos chumbos nos referendos tenham optado por esta atitude paternalista de decidir por nós!

Podemos dizer que foi chumbado em 100% do países onde houve referendo!


De max a 14 de Junho de 2008 às 14:06
Basicamente, e em síntese, o que se vai tentar é que toda a malta ratifique o Tratado para se colocar Dublin perante o facto consumado de estar sozinha. Aí chegados, ser-lhe-ão passados para a mão "um copo de whisky e uma pistola". E os irlandeses que decidam, depois, o que fazer com isso...


De Manuel Leão a 15 de Junho de 2008 às 14:30
Errado! A Irlanda é que fabrica Whiskey . E do melhor!


De AlbertoGomes a 16 de Junho de 2008 às 13:39
Pedro Sales, eu se fosse a si. pedia desculpa ao Sr. Presidente da Comissão Europeia.
Caso contrário o Dr. Barroso, desgostado com a incompreensão, ainda abandona o cargo. Perdendo todos nós Portugueses, a aura de brilhantismo que nos é atribuída, pelo facto de tão insigne filho da Nação exercer de forma magistral as altas funções que lhe estão atribuídas.
Além do mais, se tal acontecer, ele poderá querer regressar.
Depois queixe-se e diga que não o avisaram.


Comentar post

Zero TV
ZERO DE CONDUTA
Filipe Calvão

José Neves

Pedro Sales

Vasco Carvalho


zeroconduta [a] gmail.com
Indecisão 2008
Subscreva
Zero links
arquivos

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Feeds