Quinta-feira, 24 de Abril de 2008
Próxima estação Guantanamo

O Grupo de Operações Especiais (GOE) da PSP vai receber formação dos BOPE, a força policial do Rio de Janeiro que se tornou mundialmente famosa pela brutalidade dos métodos evidenciados no filme “Tropa de Elite”. O recurso à tortura e a licença para disparar a matar - que utilizam com uma benevolente permissividade nas suas incurssões nas favelas -, já faz parte da imagem de marca desta força policial que usa uma caveira como símbolo e que se tornou uma cliente habitual dos relatórios da Amnistia Internacional.

É este o bonito cartão de visita da força policial que vai formar o principal corpo de elite da PSP. Não só não se percebem as razões técnicas que levam um corpo antiterrorista, como os GOE, a recorrer ao treino de uma força especializada no combate urbano ao narcotráfico, como é completamente inaceitável a legitimação e branqueamento que a PSP está a fazer dos métodos de um corpo policial que se comporta como um esquadrão da morte. Quem sabe ainda vemos o ministro Rui Pereira a autorizar os GOE a dar um salto a Guantanamo. Sempre podiam aprofundar a matéria dada.


publicado por Pedro Sales às 22:44
link do post | comentar |

Comentários:
De Rui Carlos Gonçalves a 25 de Abril de 2008 às 01:12
Criticar os outros é fácil, resolvermos os problemas é que já é mais difícil.
Preocupa-me mais a licença para disparar e torturar que é dada aos criminosos. É capaz de ser responsável por mais mortes do que a licença da polícia.


De A.Vivaldi a 25 de Abril de 2008 às 15:21
Pedro Sales,
Concordo com a maioria dos seus posts e sou visitante assíduo do seu blogue.
Acho que os estados devem ser os primeiros a respeitar a lei, mas sinceramente não vejo forma de combater os criminosos das favelas brasileiras de outra forma senão através de unidades como o BOPE.
Relativamente a Portugal, acho que se devia evitar, através de medidas sociais, mais patrulhamento e justiça eficaz, a criação de guetos e de grupos que fomentem a criação destas unidades de policia especial.
O país anda adormecido e entorpecido... a primeira linha de defesa contra a violência, bem como a exclusão social, somos nós, os cidadãos! Em primeiro lugar deveríamos ser exigentes relativamente aqueles que nos (des)governam e depois cada um de nós deveria funcionar como multiplicador da cidadania e da segurança. Não se trata de fazer de cada um de nós um 'vigilante da moral e bons costumes' mas sim sermos mais activos e interventivos!
Um abraço!


De JLS a 26 de Abril de 2008 às 04:37
Não compreende as «razões técnicas que levam um corpo antiterrorista, como os GOE, a recorrer ao treino de uma força especializada no combate urbano ao narcotráfico»? Não compreende porque é que uma força dessa natureza quererá aperfeiçoar as suas competências técnias num ambiente de urbano? Eu pelo menos não estou a imaginar ataques terroristas ao celeiro do Tio Joaquim. Mas às tantas sou eu...

Compreendo e concordo com a legitimação que a sua presença comporta. Mas reconheço pleno interesse técnico em estar lá. As razões são mais do que óbvias. Se politicamente isso é conveniente? Bem... chamam-lhe força policial, mas como se vê... não é bem... O recurso à tortura é uma história. A licença para disparar e matar é outra completamente diferente e convém não confundir. Aqueles indíviduos não estão a vender jeans na feira. Nem estão meramente a traficar droga. Apoderam-se de um território, chega a haver uma quase-violação da soberania nacional. Muito mais do que economias parelelas, as favelas são quase micro-estados geridos por esses individuos que andam armados como se de guerras se tratassem. Força policial? Secalhar, mesmo secalhar, não é bem "policial", mas muito mais do que isso. Por isso que questione a tortura, que questione os métodos, tudo bem. Também o questiono. Mas a partir do momento em que nem sequer ver o interesse técnico que um GOE terá numa experiência de combate urbano... a sério, isso é cegueira. Razões técnicas... sublinho novamente, para nem haver duvidas, não políticas.


De JLS a 26 de Abril de 2008 às 04:40
«Compreendo e concordo com a legitimação que a sua presença comporta.»

Quando escrevi isto, queria ter escrito [...concordo] com o seu ponto de vista quanto à questão da [legitimação...]


De Pedro Sales a 26 de Abril de 2008 às 17:36
Em resposta aos comentários anteriores, só tenho uma coisa a dizer: se a polícia se comporta da mesma forma que os criminosos, em nome de uma suposta eficácia no combate ao crime, o que é que a separa dos traficantes? Os seus fins? E estes justificam todos os meios?

É nos momentos mais dificeis que não se pode atalhar nos métodos. É isso que os EUA estão a fazer em Guantanamo e com a legitimação da tortura para combater o terrorismo. Começa-se por aí e depois nunca se sabe onde vai parar. O que não faltam são bons pretextos. A criminalidade, droga, terrorismo, etc, etc...

Depois, reparem, nem a eficácia é coisa por aí além. Apesar das centenas de mortes nestes 30 anos, o BOPE não só não erradicou o tráfico das favelas como ele continua a aumentar. Por cada traficante morto logo aparece outro. QUal é a solução? Matar todos os favelados? E os inocentes, às dezenas, que já morreram às mãos destes esquadrão da morte? Ainda ontem, uma intervenção do BOPE na Cidade de Deus matou 11 pessoas, incluindo uma idosa de 70 anos e feriu duas crianças no fogo cruzado:

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2008/04/25/cerca_de_150_policiais_militares_fazem_operacao_contra_trafico_na_cidade_de_deus-427056840.asp

Quanto à questão técnica, faço minhas as palavras de um representante da associação Sindical dos Profissionais de Polícia, que perguntava ontem no Público: "Que tipo de formação nos podem dar? O BOPE não existe para fazer detenções. Existe para matar, abrindo fogo de morte sobre as pessoas", afirmou Paulo Rodrigues.


De Rui Carlos Gonçalves a 26 de Abril de 2008 às 20:18
E que aconteceria se não existisse essa força policial?
Qual é afinal a solução milagrosa para o problema? Dar total liberdade aos criminosos?


De JLS a 27 de Abril de 2008 às 18:19
Compreendo toda essa perspectiva. Mas na minha opinião aquilo não é uma polícia nem aquela é uma situação de polícia vs. crime. São colónias e mini-cidades pirata, sem lei, sem Estado. São uma questão praticamente militar. Até são capazes de vibrar tanto como os outros com as jogadas o Ronaldinho e do Káká. Mas aquilo não é o Brasil. São micro-estados com economias e ordens de poder completamente distintas, autónomas e sem qualquer controlo. Isto passa-se também em vários outros países da América, onde a droga e os traficantes assumem tal preponderância na vida do dia a dia, em que as economias parelelas são muito mais importantes que a "legal", em que ditam a vida, a ordem e a segurança. Isto é polícia vs criminosos? A diferença entre isto e a existiência de forças rebeldes dentro de um estado qual é? Aí fala de polícia ou de militares?


De Paulo Mouta a 27 de Abril de 2008 às 02:15
Não consigo compreender a razão do medo ou da repulsa à acção policial quando não se defendem medidas concretas contra as forças fascizantes do crime. Sim, porque a criminalidade é limitadora da liberdade individual e colectiva. O medo que o cidadão comum tem em viver normalmente por causa da criminalidade, isso sim é uma limitação grave dos direitos humanos. E por aí a instituição parasitária e sectária da Amnistia Internacional não oferece quaisquer respostas ou soluções.

A criminalidade violenta só pode ser eliminada por meios violentos. O problema aqui é que não temos uma verdadeira autoridade com moral a defender. Temos um estado que, ele próprio é usurpador e criminoso. Não é "pessoa de bem". Temos serviços fiscais e judiciais que vivem à custa do financiamento por apropriação indevida de bens privados e pela aplicação da (in)justiça fiscal cega. Perante isto, e perante a forma como os capitais públicos são desbaratados é difícil impor uma moral social.

Seja como for, para que haja liberdade individual e colectiva é necessário que estejamos o mais protegidos possível das múltiplas formas de criminalidade que se vão espalhando e crescendo por aí. Claro que é sempre de temer o abuso de autoridade mas hoje em dia os juízes já têm quase poder para tudo e nem por isso deixam de ser esses mesmos juízes aqueles que não querem nem conseguem castigar os criminosos libertando-os a seguir a qualquer crime muitas vezes sem medidas de coaçãocausando uma sensação clara de impunidade que é altamente perigosa para a própria democracia.


De Sócrates a 27 de Abril de 2008 às 23:08
Sem dúvida que o problema no Rio de Janeiro, tal como noutras cidades, é um problema com raiz social que só com mudanças sociais poderá ser resolvido.

Não sou adepto da doutrina dos EUA na luta contra o terrorismo, no entanto face à realidade das favelas do Rio de Janeiro, à corrupção e às justas amarras que a Justiça tem (sob o compreensível princípio de não deixar nenhum inocente ser punido), compreendo a existência e a eficácia do BOPE. Por vezes as coisas chegam a um ponto em que qualquer medida social levaria décadas a dar resultado, morrendo muita gente inocente nas mãos de criminosos. Se formos a ver a realidade brasileira é bastante complexa... prisões a abarrotar, favelas e mais favelas... nem com um presidente como Lula consegue ter o poder para mudar uma realidade como aquela de forma "correcta".


Por vezes dou comigo a pensar se não precisaríamos de algo mais "teso" por cá, mas para os crimes de corrupção...


Comentar post

Zero TV
ZERO DE CONDUTA
Filipe Calvão

José Neves

Pedro Sales

Vasco Carvalho


zeroconduta [a] gmail.com
Indecisão 2008
Subscreva
Zero links
arquivos

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Feeds