Segunda-feira, 24 de Março de 2008
O que resta

As autoridades chinesas prometem esmagar os protestos no Tibete, uma ameaça que é para levar a sério tratando-se, como é o caso, de um regime ditatorial que sabe impor a sua colossal força económica para garantir o silêncio e conivência internacional perante o sistemático desrespeito pelos direitos humanos. Um único problema. Os Jogos Olímpicos têm que ser um sucesso que não pode ser importunado. Os Jogos Olímpicos não são uma prova desportiva para a gerontocracia de Pequim. São o supremo acto de branqueamento de um regime que usa a memória histórica de Mao para legitimar socialmente o trabalho escravo e conta com a simpatia de um capitalismo que nunca convive mal com a falta de liberdade politica e sindical quando esta lhes garante os melhores salários e os melhores horários.

Alheio a tudo isso, o PCP garante que “está cada vez mais claro que estes incidentes têm como objectivo político comprometer os Jogos Olímpicos". Em nome de um sectarismo só possível a quem nunca compreendeu a queda do muro, resta ao PCP a associação a regimes como o chinês ou o da Coreia do Norte. Convenhamos que não é um grande cartão de visita para quem, entre portas, se reivindica portador de um discurso de defesa dos valores democráticos e da liberdade sindical.

Actualização: Já que o regime chinês, e o seu impecável registo de respeito pelos direitos humanos, merece tanta compaixão na caixa de comentários destes post, limito-me a deixar aqui os relatórios da Amnistia Internacional de 2007 e 2003...muito antes do apedrejamento de cidadãos chineses que o pacífico regime de Pequim apenas procurou suster.

publicado por Pedro Sales às 15:58
link do post | comentar |

Comentários:
De Anónimo a 24 de Março de 2008 às 17:02
Se em Portugal um policia vai ao sindicato dos professores,ainda estou para saber porque razão só a Fenprof é que se queixa dos policias,gritam que vem aí a nova PIDE,caminhamos para o fascismo.No Tibete andam tanques de guerra nas ruas,o PCP tenta justificar o injustificável.


De G3 a 24 de Março de 2008 às 19:22
o País Basco, Curdistão, Corsega, etc... agradecem!

Afinal para se ter solidariedade internacional o que se tem de fazer é ataques visando etnias minoritarias no territorio e matar comerciantes inocentes à pedrada e incendia-los. À bravos Tibetanos.... toca a instaurar de novo o regime feudal, escravizar o povo e meter o velhadas do Dalai Lama a tomar conta do pessoal, essa figura tão democratica, de certeza que houve uma eleição para eleger o Buda e que esses resultados são transmitidos directamente por reencarnação


De José Manuel Faria a 24 de Março de 2008 às 19:36
Se os EUA não apoiassem a causa tibetana, o PCP até defenderia o Dalai Lama, assim, tem de estar do outro lado.


De abidos a 24 de Março de 2008 às 22:03
Os Jogos Olímpicos, são uma prova desportiva, nada mais, se alguém quiser fazer campanha contra a China, inclusive utilizando a forma dos boicotes, então exijam um BOICOTE ECONÓMICO, e deixam-se HIPOCRISIA...

Os atletas estão-se a preparar à vários anos, para os Jogos, em alguns casos, estes Jogos são a sua ultima hipótese de participar, o Tibete foi ocupado à mais de 50 anos, o Dalai Lama quando faz visitas ao estrangeiro, é 'boicotado' por alguns chefes de estado, e agora estão a 'insinuar' que os atletas, tem a responsabilidade moral de não participar. Digam-me qual foi o boicote aos Jogos Olímpicos, que teve resultados positivos, para aqueles que os boicotaram?

Existem outras maneiras de protesto, inclusive se os atletas durante a sua participação, em conferências de impressa, ou durante as suas provas podem manifestar os seus pontos de vistas anti-regime Chinês, terão muito mais impacto, e será mais difícil ao regime, censurar as imagens, em directo, das provas!!!


De Pedro Sales a 24 de Março de 2008 às 22:55
Abidos,

É óbvio que os tibetanos estão a aproveitar-se do mediatismo concedido pelo Jogos, mas não para os boicotar. Apenas porque o resto do mundo está mais atento às questões que levantam.


De Pedro não é do PCP a 24 de Março de 2008 às 22:22
A causa tibetana, que fashion... E os chineses espancados e apedrejados nas ruas de Lassa? Não merecem protecção por parte do seu Estado? E ninguém reparou que o Dalai Lama condena a violência praticada pelos jovens tibetanos? Se há censura na China, há parcialidade cá.


De Antonio Silva a 24 de Março de 2008 às 22:46
É "delicioso" ver como os elementos do BE se prestam a alinhar em algumas jogadas do imperialismo americano.
O que é que esperam ganhar?
Algumas migalhas de tempo de antena nos meios de comunicação do Belmiro ou do Balsemão?



De Antonio Silva a 24 de Março de 2008 às 22:49
Pedro Sales ainda gostava de ver um post a falar sobre os Bascos presos.
Mas isso não tem o apoio dos mass media ocidentais, portanto não deve dar tempo de antena nos meios do Balsemão e do Belmiro.


De Antonio Silva a 24 de Março de 2008 às 22:53
Já agora, o BE tambem defende o Dalai Lama, também quer o regresso da teocracia ao Tibete, ou é só o Pedro Sales que não tem nada mais interessante para fazer?


De Antonio Silva a 24 de Março de 2008 às 22:59
Já agora, Pedro Sales, podia falar um pouco sobre como era a vida no Tibete até 1959.
Não tem amigos no BE, ex-maoistas arrependidos, que lhe expliquem?
E já agora um pouco de história do Tibete e da China.
Será que o Tibete é independente só porque os britânicos assim o querem?
E sobre o pacifico Dalai Lama, não tem nenhuma história para contar?


De Antonio Silva a 24 de Março de 2008 às 23:03
Resumindo:
O Bush paga as despesas do espectáculo dos fieis do Dalai, a esquerda alternativa tipo BE participa no espectáculo a titulo gratuito, ao lado de toda a direita, que se pela por uma oputunidade destas para mostrar que também defende os direitos humanos... é tão fashion!


Comentar post

Zero TV
ZERO DE CONDUTA
Filipe Calvão

José Neves

Pedro Sales

Vasco Carvalho


zeroconduta [a] gmail.com
Indecisão 2008
Subscreva
Zero links
arquivos

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Feeds