Segunda-feira, 17 de Março de 2008
Relatório minoritário

As autoridades policiais britânicas pretendem recolher amostras de ADN dos alunos do 1.º ciclo cujo comportamento indique que podem vir a ser criminosos. "Quanto mais novos melhor", defende Gary Pugh, afirmando que as amostras devem ser recolhidas logo aos cinco anos. Uma medida "preventiva", diz o director forense da Scotland Yard, que defende esta aproximação "minimalista" devido às dificuldades logísticas e de custos inerentes à fichagem do código genético de todos os cidadãos. Não sendo possível esse sonho de qualquer ditador das mais conhecidas distopias literárias do século XX, a polícia britânica pretende que os professores denunciem os meninos mais predispostos a roubar o chupa-chupa do colega.

Curioso, é que o também porta-voz da associação de oficiais da polícia, reconhece os mais que evidentes problemas de estigmatização social, consentimento dos pais e do papel dos professores na identificação dos criminosos de fraldas. Só que, para uma polícia que já tem as amostras ADN de 4,5 milhões de cidadãos, os avanços no combate à criminalidade compensam essas minudências éticas. O que vale é que, neste admirável mundo novo, há sempre um qualquer benefício para justificar a caminhada para um Estado policial cada mais apertado e tecnologicamente evoluído.


publicado por Pedro Sales às 19:39
link do post | comentar |

Comentários:
De nelio a 18 de Março de 2008 às 01:17
admirável mundo novo, realmente... e quais são as características que os professores delatores deverão assinalar? existe um padrão comportamental que permita suspeitar que crianças de 6, 7, 8, 9 anos se vão tornar criminosos na idade adulta? e os pais não têm que ser avisados? que lhes vão dizer? "olha, desculpe, mas estamos a prever que o seu rebento se vai tornar num perigoso delinquente, uma ameaça para a sociedade,e por isso vamos tirar-lhe uma amostra de dna"????? mad world indeed!


De aaa a 18 de Março de 2008 às 04:37
A notícia é chocante, mas os comentários que a seguem no Público online de acesso livre são ainda mais.


De Lavrador a 18 de Março de 2008 às 09:14
O que é que o Pedro Sales acha que e deveria de fazer aos jovens, constituidos em gangs, que andam a assaltar estabelecimentos comerciais na Linha de Sintra, de arma em punho, como todos tivemos oportunidade de ver ontem em imagens na televisão ?

Seá que acha que por serem jovens, e apesar de apontarem caçadeiras de canos serrados, e ameçarem de morte quem anda a trabalhar, devem ser simplesmente soltos porque... "coitadinhos são novinhos" ?

Acho muito bem que as autoridades ponham uma trela a essa gente e que os tragam bem guardados pelo menos em nome das vítimas, e o senhor Pedro Sales não quer saber das vítimas para nada.

Um jovem de 15, 16, 17, anos, como uma caçadeira nas mãos mata !


De Rafael Ortega a 18 de Março de 2008 às 09:41
Quanto aos de 15, 16, 17 estou completamente de acordo consigo, mas amostrars de ADN a miudos de 8,9,10? Que crime é que cometeram, falar na sala de aula? Que exagero esta medida...


De Fernando Vasconcelos a 18 de Março de 2008 às 09:56
A questão nem é só a quem tirar o ADN, obviamente a miúdos 5,6,7 anos que sentido faz?
Mas mesmo aos delinquentes. Exactamente estamos a fazê-lo para ? Prevenção? Mas prevenção como ? Vamos começar a prender ou vigiar pessoas porque possuem determinados genes "errados" ? Estão bem a ver onde é que isto vai dar? A quem defende estas medidas repito o que sempre digo nestes casos. Os fins NUNCA mas NUNCA justificam os meios. Por mais justos e necessários que estes sejam. Quando se começa a justificar uma coisa pelo fim que se pretende atingir temos a tortura, a guerra, o ódio, a violência indiscriminada, o terrorismo ... Não meus caros. Se o nosso fim é justo então os nossos meios têm de ser tão justos como o fim. E não se trata de desculpar a delinquência juvenil. Essa deve ser punida e resolvida claro de forma justa e sem desculpas do tipo "não percebem o que fazem" ... mas de forma justa, não por qualquer meio.


De lapa a 18 de Março de 2008 às 11:25
http://palcopiniao.blogspot.com/search/label/C%C3%82MARA%20MUNICIPAL%20DE%20COIMBRA%20URBANISMO

DIVULGUE-SE ILEGALIDADES... OBRIGADO!


De Samuel a 18 de Março de 2008 às 21:21
"Um jovem de 15, 16, 17, anos, como uma caçadeira nas mãos mata !"

Quase tanto como a ignorância...


De Zeca Portuga a 18 de Março de 2008 às 23:45
Eu concordo plenamente. Alias, com um ministério da educação que diz seguir as medidas do estrangeiro, pergunto-me: por que não vê isto e segue o exemplo?

Alguns deles, no Reino Unido, tal como em Portugal, são já verdadeiros criminosos (alguns até perigosos).

Para que serve esta base de dados? è indispensável apra identificar os verdadeiros criminosos rapidamente, e espero que avance em Portugal, não só para adultos, mas, sobretudo para jovens e adolescentes.
Eu quero um país livre. Mas, a liberdade exige responsabilidade. Quem não sabe aceitar as regras sociais deve ser punido.
Quando um comentador aqui fala nos jovens de espigarda em punho, tem toda a razão.
Para fulanos como estes, não basta a prisão (que deveria começar pleos 12 anos), é necessário um castigo efectivo e desencorajador da delinquencia (prisão efectiva com trabalhos forçados). Para cioladores, assassinos e quejandos, não há castigos injustos ou punições severas, há é um deficit de justiça.


De Zeca Portuga a 18 de Março de 2008 às 23:46
Eu concordo plenamente. Alias, com um ministério da educação que diz seguir as medidas do estrangeiro, pergunto-me: por que não vê isto e segue o exemplo?

Alguns deles, no Reino Unido, tal como em Portugal, são já verdadeiros criminosos (alguns até perigosos).

Para que serve esta base de dados? è indispensável apra identificar os verdadeiros criminosos rapidamente, e espero que avance em Portugal, não só para adultos, mas, sobretudo para jovens e adolescentes.
Eu quero um país livre. Mas, a liberdade exige responsabilidade. Quem não sabe aceitar as regras sociais deve ser punido.
Quando um comentador aqui fala nos jovens de espigarda em punho, tem toda a razão.
Para fulanos como estes, não basta a prisão (que deveria começar pleos 12 anos), é necessário um castigo efectivo e desencorajador da delinquencia (prisão efectiva com trabalhos forçados). Para cioladores, assassinos e quejandos, não há castigos injustos ou punições severas, há é um deficit de justiça.


De Adolfinho a 28 de Março de 2008 às 17:20
Acho muito bem... e mais!
Todos aqueles em que se note essas tendências, para a criminalidade deveriam ser tatuados no pulso, com o número do seu registo nessa base de dados, e serem obrigados a usar um emblema identificativo numa cor viva (podia ser o amarelo) na lapela.
Para ser perfeito, deveriam ser todos concentrados num local isolado e vigiado.
há, e se quisessem também se podia pendurar na entrada, um cartaz onde se leria "O TRABALHO LIBERTA".
Heil!


Comentar post

Zero TV
ZERO DE CONDUTA
Filipe Calvão

José Neves

Pedro Sales

Vasco Carvalho


zeroconduta [a] gmail.com
Indecisão 2008
Subscreva
Zero links
arquivos

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Feeds