Segunda-feira, 21 de Janeiro de 2008
Indústria do tabaco preocupada com a má imagem dos livros
Uma pequena editora britânica está a publicar, em pequenos livros de bolso com um grafismo semelhante ao dos maços de tabaco, uma selecção de contos e pequenas histórias de alguns dos principais nomes da literatura mundial. Kafka, Tolstoi, Conrad ou Stevenson, são alguns dos autores que viram algumas das suas obras "embrulhadas" neste visual distintivo. Uma verossimilhança que preocupa uma das maiores empresas tabaqueiras, a British American Tobacco, que exige a retirada imediata de circulação d´"As neves de Kilimanjaro", de Hemingway. Diz a empresa que o grafismo da obra em questão é demasiado similar à da imagem distintiva da Lucky Strike, podendo levar o público a pensar que a empresa apoiou, patrocinou ou está de alguma forma relacionada com os livros editados, uma associação "que pode diminuir a confiança na marca Lucky Srike". Compreende-se. A pessoa comprar um livro, pensando que está a comprar uma maço de tabaco, e reparar que os seus pulmões não se ressentem da compra é uma daquelas coisas que destrói a a confiança e o bom nome de uma marca. Isto há coisas...

publicado por Pedro Sales às 13:36
link do post | comentar |

Comentários:
De Anónimo a 24 de Janeiro de 2008 às 16:25
Olá, boa tarde,

Faria mais sentido que as editoras e os autores não tivessem livros em formas parecidas com maços de tabaco devido a desvalorização da obra literária.

Porque parece aqui que quem tem nome a defender são os das tabaqueiras e não o contrário

Cumprimentos
César Oliveira
http://www.profissionalweb.net/blog/
http://www.profissionalweb.net/cursos/
http://www.profissionalweb.net/sondagens/


De Paula Crespo a 23 de Janeiro de 2008 às 12:37
É a inversão total de valores (parece que estamos a ver o filme de pernas pró ar!...)
Dá vontade de citar: "Ele há coisas fantásticas, não há?!" :-)


De Afrika a 22 de Janeiro de 2008 às 23:46
Hummmm parece-me mais ao contrario!
A empresa tabaqueira esta mais apreensiva pelo facto de que se possa pensar que se trata de induzir os compradores de tais livros ao (lavagem cerebral)consumo de determinadas marcas de tabaco! -Caso dos fumadores, mais do que evidente.


De Booktailors - Consultores Editoriais a 22 de Janeiro de 2008 às 13:37
Brilhante!


De Leonor a 22 de Janeiro de 2008 às 08:47
ou de como os deuses devem estar loucos...

fiz um link no meu blog para esta notícia

já tinha deixado um comentário (achava eu) ontem mas como não o vejo hoje, cá vai outra vez


Comentar post

Zero TV
ZERO DE CONDUTA
Filipe Calvão

José Neves

Pedro Sales

Vasco Carvalho


zeroconduta [a] gmail.com
Indecisão 2008
Subscreva
Zero links
arquivos

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Feeds